Monday, November 16, 2009

CSP - Concentrating Solar Power

(por Stephen Lancey - renewableenergyworld.com)
Foto: Usina de 5 MW da eSolar, na California.

Vinte e cinco nos atrás houve o primeiro boom do CSP, no Deserto
de Mojave - Califórnia USA. Mas logo após a instalação dos 354 MW, em calhas parabólicas, o mercado sofreu uma parada e a tecnologia não pode manter o ritmo devido a queda nos preços do petróleo e do gás natural.
Embora a experiência no Deserto de Mojave tenha sido bem sucedida não houveram financiadores para tocar a tecnologia. E durante anos o CSP ficou restrito a projetos de aquecimento de água.
A partir de 2007, com o aumento dos preços de energia fóssil e o renovado interesse em energia solar, o mercado voltou a investir na tecnologia. O primeiro projeto CSP em 15 anos foi o Nevada Solar One - 64 MW.
Na mesma época o primeiro projeto CSP europeu veio a tona com o PS10, e até o fim de 2008 já haviam mais de 7.000 MW sendo projetados.

Depois disso veio uma nova crise financeira e a recessão global que suprimiu não só os preços de energia fossil, como também o apetite dos empresários em investir no CSP. Novamente a industria reduziu o ritmo, mas nem tanto quanto aconteceu no passado.
Devido a políticas favoráveis em países como EUA e Espanha, bem como a necessidade de alternativas para se protegerem da flutuação dos preços de petróleo e gás, empresas avançaram com planos de construir usinas. Muitos projetos foram cancelados devido à dificuldades no mercado financeiro, mas poucos foram definitivamente cancelados.
Durante o ano passado outro projeto de 20 MW (pela Abengoa Solar) veio à tona na Espanha e um projeto de 5 MW (pela eSolar) completou-se na Califórnia. Agora já há, em torno de, 9.000 MW sob contrato para projetos CSP em todo o mundo.

"Este é um mercado muito fértil. E eu não acredito que nós vamos perder o momento." diz Arnold Leitner, presidente e CEO da Skyfuel. "Acredito que o CSP esteja aqui para ficar. Em dez anos vocês verão usinas construídas com potencial para gerar 250 MW e capacidade de armazenamento de 6 a 8 horas."

A mesa redonda exposta no video abaixo conta com Arnold Leitner (da SkyFuel); e Fred Morse (Abengoa Solar); Rob Rogan (Vice-presidente da eSolar) discutindo o progresso das tecnologiass, a saúde do mercado financeiro, e a razões para essas empresas estarem "abraçando" o CSP.

http://link.brightcove.com/services/player/bcpid6801356001?bctid=49436837001

Abengoa Solar: www.abengoasolar.com

No comments:

Post a Comment