"Carros darão volta ao mundo em 'corrida com emissão zero'. ", divulga o jornal britânico BBC.
Teve início hoje na Praça das Nações, em Genebra, Suiça, o desafio criado por quatro engenheiros: dar a volta ao mundo em 80 dias a bordo de carros elétricos, passando por Kiev, Moscou, Xangai, Los Angeles, Cidade do México, Lisboa e mais 150 cidades.
Mas o desafio não é "apenas" este. Os representantes de Coréia do Sul, Austrália, Suiça e Alemanha também terão que "neutralizar" a energia elétrica consumida por seus veículos, gerando a mesma quantidade a partir de fontes renováveis em seus países.
O Yebbuyana (carro sul-coreano que você vê na foto) deve consumir 2,54 Megawatts-hora (uma média de 84,7 Watts-hora por quilômetro) para percorrer os 30 mil quilômetros da corrida. Para compensar esse consumo, os engenheiros responsáveis pelo carro vão financiar painéis solares na região de Geonam, ao norte da Coréia do Sul.
Entre as regras da competição, os carros deverão comportar um mínimo de 2 pessoas e completar percursos de 250km à uma velocidade de 80km/h, sem necessidade de reabastecimento. O vencedor será quem completar o percurso utilizando menos energia elétrica.
"Nós queremos mostrar que mobilidade elétrica e energias renováveis são uma solução para se ter uma vida ecologicamente equilibrada." - Louis Palmer, que em 2008 percorreu 52 mil quilômetros ao longo de 18 meses dirigindo um veículo movido à energia solar, é um dos criadores desta nova empreitada.
Acesse o site oficial da corrida Zero-race.com e acompanhe por onde andam os participantes e suas pontuações.
Saiba mais sobre eles, clicando nos links:
Suiços: Orlikon Solar Racer Team
Alemães: Vectrix Team
Sul Coreanos: Power Plaza Team
Australianos: Team Trev
A forma mais agradável de acompanhar é torcendo por alguém, então escolhi os alemães Sandra Lust e Sven Lehmann, sobre a moto do Vectrix Team.
No comments:
Post a Comment