Monday, August 30, 2010

Primeiro Letreiro Luminoso 100% "Eco-Powered" na Times Square (2a parte)

Como noticiado em setembro de 2009, a empresa japonesa RICOH acaba de finalizar o projeto do letreio luminoso alimentado por energia solar e eólica.


A compania fez uma festa de lançamento em 8 de junho deste ano para comemorar a conclusão do projeto iniciado em 2009, quando operava apenas com energia solar.
De acordo com os executivos da Ricoh, os geradores acumulam uma média de 16kWh por dia e deve contribuir para a redução de até duas toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Eles ainda prometem não utilizar nenhuma outra forma de energia para iluminar o painél, deixando, assim, o letreiro completamente às escuras em caso de falhas na operação do sistema ecológico.

Monday, August 16, 2010

Zero Emissions Race

"Carros darão volta ao mundo em 'corrida com emissão zero'. ", divulga o jornal britânico BBC.

Teve início hoje na Praça das Nações, em Genebra, Suiça, o desafio criado por quatro engenheiros: dar a volta ao mundo em 80 dias a bordo de carros elétricos, passando por Kiev, Moscou, Xangai, Los Angeles, Cidade do México, Lisboa e mais 150 cidades.

Mas o desafio não é "apenas" este. Os representantes de Coréia do Sul, Austrália, Suiça e Alemanha também terão que "neutralizar" a energia elétrica consumida por seus veículos, gerando a mesma quantidade a partir de fontes renováveis em seus países.

O Yebbuyana (carro sul-coreano que você vê na foto) deve consumir 2,54 Megawatts-hora (uma média de 84,7 Watts-hora por quilômetro) para percorrer os 30 mil quilômetros da corrida. Para compensar esse consumo, os engenheiros responsáveis pelo carro vão financiar painéis solares na região de Geonam, ao norte da Coréia do Sul.


Entre as regras da competição, os carros deverão comportar um mínimo de 2 pessoas e completar percursos de 250km à uma velocidade de 80km/h, sem necessidade de reabastecimento. O vencedor será quem completar o percurso utilizando menos energia elétrica.

"Nós queremos mostrar que mobilidade elétrica e energias renováveis são uma solução para se ter uma vida ecologicamente equilibrada." - Louis Palmer, que em 2008 percorreu 52 mil quilômetros ao longo de 18 meses dirigindo um veículo movido à energia solar, é um dos criadores desta nova empreitada.

Acesse o site oficial da corrida Zero-race.com e acompanhe por onde andam os participantes e suas pontuações.

Saiba mais sobre eles, clicando nos links:
Alemães: Vectrix Team
Sul Coreanos: Power Plaza Team
Australianos: Team Trev


A forma mais agradável de acompanhar é torcendo por alguém, então escolhi os alemães Sandra Lust e Sven Lehmann, sobre a moto do Vectrix Team.

Tuesday, August 03, 2010

A Casa do Futuro

Reportagem feita pelo site Bolsa de Mulher, mostrando o interior de uma "casa positiva" na França.

Monday, August 02, 2010

GM EN-V será comercializado a partir de 2030

O novo protótipo da General Motors, o EN-V, deverá ser produzido em larga escala a partir de 2030.


O mini-carro da GM, que foi testado por 10 minutos na principal rua de Xangai (Huaihai Road) promete revolucionar a mobilidade em grandes cidades, uma vez que tem dimensões muito menores do que as dos carros convecionais (1,40m de largura por 1,52 de comprimento) e transporta no máximo duas pessoas.


Movido à energia elétrica, o automóvel chinês é equipado de GPS, sensores de presença, sistema de proteção contra colisões e interatividade com "Smart-phones".

A promessa é de que ele não custe mais do que um carro popular.

Matéria baseada no site Auto Esporte e imagem da General Motors.

Boca Juniors: Camisas de material reciclado


A Nike apresentou as novas camisas do Boca Juniors, principal clube de futebol na Argentina. A estréia está marcada para o próximo domingo e como todas as camisas das seleções da última copa do mundo, patrocinadas pela empresa, é fabricada com poliéster 100% reciclado de garrafas PET usadas.
O processo de fabricação utilizado reduz em 30% o consumo de energia se comparado ao poliéster comum.

Matéria extraída do blog muyboca.