No mercado brasileiro já se pode comprar itens para montar um sistema de holofotes alimentados por energia solar para diversas aplicações (iluminação de fachada, de banners, outdoors, áreas de lazer ...).
Um sistema completo é formado por placa solar, controlador de carga, bateria e holofote/luminária.
Em um exemplo de alimentação de dois holofotes a 12V com lâmpada multivapor de 2700 lúmens necessitamos de: Uma placa foto-voltaica de 130W, um controlador de carga à 12V (estabilizador), duas baterias estacionárias de 100Ah, sensor de presença ou timer (temporizador que contará 6 horas de iluminação durante a noite, ex. 22h-4h) e o holofote/luminária.
O custo para implantação de um sistema de holofotes, exemplificado na imagem, gira em torno de R$5.000,00.
À primeira impressão, é caro para contar com apenas dois holofotes. Mas a idéia é não depender da energia da concessionária de luz para se manter visível (no caso de outdoors e banners) ou seguro (para casas de veraneio ou afastadas), além de dar seus primeiros passos em soluções com energia alternativa.
Interessante. Os anunciantes e veículos podem explorar essa tecnologia para beneficio próprio. A propaganda pode, definitivamente, entrar na onda verde. Ainda há um longo caminho pelo frente nesse segmento. Imagina a economia gerada se outdoor, paineis, backlight e fachadas de empreendimentos fizessem uso de energia limpa?
ReplyDelete